A depressão pós parto ainda é um tema pouco falado na mídia, muitas pessoas até chegam a pensar que seja frescura da mulher. Este assunto é bem delicado e tem que ser levado a sério.

No meio de tanta informação a respeito deste tema, surge o Baby Blues. Sabe do que se trata? Muitas mamães ainda não conhecem este termo, que se refere ao estado emocional em que a mulher fica após o parto.
Se você está passando por isto, não se preocupe que tudo pode ser controlado e tratado, e vai depender de cada caso. No post de hoje aprenderemos quais as diferenças entre depressão pós parto e Baby Blues, e tudo o que você precisa saber. Continue lendo!
O que é depressão pós parto
A depressão pós parto é um transtorno que surge após a gestação, podendo durar até um ano. Na maioria dos casos, após a mulher retornar a sua casa com o bebê nos braços, o que deveria ser um momento de felicidade, pode se tornar um pesadelo. Sentimento de pessimismo, tristeza, negatividade, diminuição da disposição, tudo isto é experimentado por quem está sofrendo com esta doença. Além de tudo isso, a mãe fica sem vontade nenhuma de cuidar do seu bebê, ou pelo contrário, o quer proteger demais. Para a família, esta é uma situação bem difícil e na maioria das vezes, por falta de informação se sentem impotentes.
No nosso país, se estima que 25% das mulheres sofrem ou já sofreram de depressão pós parto. Isso significa, que de 4 mulheres 1 sofre deste transtorno. Como podemos ver, os números são bem significativos.
Sintomas e tratamento
Os sintomas irão variar de mulher pra mulher, mas os mais comuns são: insônia; irritabilidade; tristeza; falta de confiança e mudanças de humor.
Para efetuar o tratamento adequado, primeiro a paciente deve procurar um psicólogo. Com base nos relatos da mulher, o especialista indicará o tratamento mais adequado. Nos casos mais leves, apenas com terapia e o acompanhamento do psicólogo é suficiente. Em casos mais agravados, se faz necessário o uso de medicamentos e acompanhamento do psiquiatra.
O que é Baby Blues?
O termo Baby Blues é bastante recente, e é usado para se referir a post-natal depression ou postpartum depression em inglês. Para entender melhor do que se trata temos que lembrar que no começo da gestação a mulher passa por diversas mudanças tanto físicas quanto hormonais. Logo passadas as 40 semanas de gravidez, tudo tem que voltar ao seu lugar. E é então aí quando acontece uma instabilidade emocional, causada pelos hormônios. Geralmente o Baby Blues começa a aparecer três dias após o parto.
Seus sintomas são os mesmos da depressão pós parto, porém mais leves. Estes são:
- Choro fácil;
- Sensação de fragilidade;
- Irritabilidade;
- Insônia;
- Falta de energia;
- Tristeza;
- Falta de confiança.
Tratamento
No caso do Baby Blues, por não chegar a ser considerado um transtorno não requer um tratamento com medicamentos. O mais importante neste caso, será o apoio emocional de todos os que a rodeiam, criando ali uma base para que a mulher se sinta segura.
Se você está começando a sentir os sintomas há algumas dicas que te serão de grande ajuda:
- Peça ajuda: Não tenha vergonha nem medo em pedir ajuda às pessoas próximas. Você não está sozinha nisso e com certeza eles poderão te oferecer todo o apoio necessário.
- Exponha seus sentimentos: Quando os sintomas começarem aparecer, não se cale. Converse com seu parceiro ou familiares mais próximos. Expresse o que está sentindo, isto lhe fará muito bem. Com isto, eles poderão entender melhor o que está acontecendo e ajudar da melhor maneira possível.
- Mantenha uma dieta equilibrada: Em muitos casos isto auxilia bastante a reduzir os sintomas, além de dar mais disposição.
Não se cobre tanto!
Há casos, em que algumas mulheres se sentem pressionadas e até cobradas de certa maneira com a chegada de um bebê. Além de ter que passar pelas mudanças hormonais normais que acontecem após a gestação, lidar com palpites externos em relação a educação do bebê não é fácil.
Para prevenir, não se cobre tanto e não dê ouvidos a tudo que as pessoas falam. A mulher já nasce com um instinto maternal, siga ele. Com muito amor e carinho será uma excelente mãe e fará um ótimo trabalho! E cuide dos seus sentimentos e se rodeie de pessoas que você gosta.
Como bem mencionamos no início do post, este é um assunto bem delicado. Se está passando por esta situação converse com seus seres queridos, com certeza juntos encontrarão a melhor solução.