Os Melhores Exercícios para Gestantes - Entendendo do Assunto

Os Melhores Exercícios para Gestantes

Saúde
Por: Marcela B.
12/01/23

Ad

A gravidez é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. Se preparar para a chegada desse ser gerado no seu ventre é maravilhoso. Algumas pessoas hoje em dia, ainda acreditam na ideia de que a gestante tem que parar sua rotina diária como se estivesse doente.

Durante este período de 40 semanas, a grávida pode continuar vivendo e fazendo suas atividades diárias normalmente. Claro que é importante seguir alguns cuidados para garantir o bom desenvolvimento e saúde do bebê que está por chegar. Entre esses cuidados, os especialistas recomendam realizar alguns exercícios para gestantes, os quais trazem diversas vantagens.


Ad

Se você está na doce espera, hoje te mostrarei os melhores exercícios para gestantes. Confira!

Importância da atividade física durante a gestação

Realizar atividades físicas faz bem para a mente e o corpo em qualquer etapa da vida, e durante a gravidez não é a exceção. É tanto assim que a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a gestante realize 150 minutos como mínimo de atividades moderadas durante a semana.

Além de ajudar no desenvolvimento saudável do bebe, traz diversos benefícios para a saúde da mamãe , reduzindo assim o risco de: pré-eclâmpsia, hipertensão arterial, diabetes melito gestacional, etc.

Melhores exercícios

Sabemos que os primeiros três meses de gestação tendem a ser os mais difíceis. O corpo começa a passar por uma série de mudanças e muitas vezes a mulher pode se sentir indisposta. Enjoos e vômitos estão presentes com frequência. Já a partir do segundo trimestre, a gestante começa a ter mais disposição para realizar atividades físicas.

Há várias maneiras de realizar os exercícios, no caso dos aeróbicos os melhores são: bicicleta ergométrica, caminhada e natação. Se está procurando fortalecer os músculos ou até mesmo reduzir dores, pilates, yoga e hidroginástica são os mais indicados.

Cuidados em relação aos exercícios para gestantes

Se já está animada para começar com os exercícios para gestantes, saiba que antes de mais nada, deve ter alguns cuidados prévios:

  • É indispensável ter um acompanhamento pré-natal adequado durante os 9 meses.
  • Ao realizar os exercícios, evite ambientes quentes, e caso seja ao ar livre, prefira fazê-los antes das 10h ou após as 16h.
  • É recomendável fazer uma refeição mais leve 1 hora antes de começar.
  • Hidratação é de extrema importância. Sempre beba líquidos antes e depois dos exercícios.

Quando não é recomendável realizar os exercícios

Os exercícios para gestantes são excelentes durante a gravidez, porém há diversos casos em que se recomenda não realizar os mesmos e procurar um médico. Estes são:

  • Sangramento vaginal;
  • Dor de cabeça;
  • Distúrbios visuais;
  • Vômitos e náuseas persistentes;
  • Desmaio
  • Fraqueza muscular.

Exercícios que podem ser feito em casa

Há alguns exercícios que podem ser feitos em casa de maneira simples, podendo prevenir as incômodas dores nas costas.  Para isto, você irá precisar somente de uma cadeira e de uma banda elástica de resistência moderada, a qual se encontra facilmente nas lojas esportivas.

Todos os exercícios serão feitos sentada. No primeiro, coloque seus braços para a frente e estique a banda elástica, mantenha por 10 segundos. Este movimento pode ser repetido até 10 vezes. Outra variante deste exercício, é colocar os braços para trás e puxar a banda, onde a tensão tem que ficar de leve a moderada. Podem ser feitas 10 repetições.

Como podemos ver, sobram motivos para realizar exercícios durante a gestação. Mas lembre-se, sempre antes de começar qualquer atividade física consulte com seu médico se está apta para realizar os mesmos. Somente ele poderá lhe indicar os melhores cuidados a serem seguidos.

Postado e revisado Marcela B. Saúde em 12/01/23
Você também pode gostar
Pressão Alta e Quais são seus Efeitos no Organismo Pressão Alta e Quais são seus Efeitos no Organismo

Ad Segundo estudos realizados, se estima que na atualidade mais de 700 milhões de pessoas padecem de […]

Ver mais
Diabetes e Saúde Bucal: Como prevenir Complicações Diabéticas Diabetes e Saúde Bucal: Como prevenir Complicações Diabéticas

Ad Pode-se afirmar que a diabetes e a saúde bucal tem uma forte relação, sendo que os […]

Ver mais
Diabetes em Crianças: Diagnóstico e Tratamento Diabetes em Crianças: Diagnóstico e Tratamento

Ad A Diabetes mellitus se caracteriza por hiperglicemia, que é quando há altas concentrações de açúcar no […]

Ver mais