Publicidade

Pressão Alta e quais são seus efeitos no organismo

Segundo estudos realizados, se estima que na atualidade mais de 700 milhões de pessoas padecem de hipertensão ou pressão alta, além de ser uma das primeiras causas de morte no mundo. Os números são realmente bem alarmantes, o qual tem preocupado médicos e funcionários do setor de saúde. 

Em grande parte, os números de casos têm aumentado devido ao estilo de vida que muitas pessoas têm, já que o sedentarismo, o estresse e uma má alimentação podem ser os causantes da mesma. Sendo assim, este tema tem aparecido com mais frequência nas mídias digitais, servindo de alerta para a população. 

Publicidade

Por isso, no post de hoje iremos aprofundar mais sobre o que é a pressão alta e quais são seus efeitos no organismo. Continue lendo e se informe melhor! 

Definição de pressão arterial elevada

A pressão arterial alta ou hipertensão arterial, é uma doença que afeta os vasos sanguíneos, olhos, coração, cérebro, e pode até mesmo paralisar os rins. O paciente recebe o diagnóstico quando a medida da pressão está acima de 140 x 90 mmHg com frequência.

Na maioria dos casos pode se dever ao fator hereditário, assim como também a outros fatores, tais como: obesidade, estresse, consumo excessivo de sal, consumo de bebidas alcoólicas, etc. 

Publicidade

Por se tratar de uma doença silenciosa, os médicos recomendam que pessoas acima de 20 anos de idade meçam a pressão pelo menos uma vez ao ano para descartar qualquer alteração. Caso haja pessoas hipertensas na família, o melhor é medir no mínimo duas vezes no ano. 

Impacto da pressão alta na saúde cardiovascular

Por se tratar de uma doença que afeta de maneira direta os vasos sanguíneos, a mesma prejudica a circulação sanguínea, o qual acaba tendo um impacto direto no funcionamento do coração. 

Por tanto, a pressão elevada pode sobrecarregar o coração, já que o mesmo precisará fazer um esforço extra para que o sangue chegue a outros órgãos do corpo. Isto pode resultar em arritmias cardíacas, palpitações, ataque cardíaco, e em casos mais graves podendo levar a morte cardíaca súbita. 

Consequências da pressão alta não controlada, como AVC e insuficiência renal

Apesar da hipertensão ser uma doença crônica, ou seja, não tem cura, é possível manter a pressão controlada seguindo o tratamento farmacológico indicado pelo médico e adquirindo hábitos saudáveis. Caso contrário, o paciente pode sofrer com complicações próprias desta patologia. 

Entre as complicações podemos citar, por exemplo, AVC e insuficiência renal. Como bem foi dito acima, a pressão elevada pode afetar o cérebro, fazendo com que o mesmo fique mais suscetível a rompimentos de vasos ou obstrução. Tudo isso se deve a deposição de placas de colesterol nas artérias cerebrais.

Publicidade

Assim como também, os rins sofrem devido a hipertensão caso não seja controlada de maneira adequada. Caso isto ocorra por um longo período, pode provocar  lesões nos vasos renais e glomérulos, os quais cumprem a função de filtrar o sangue. Sendo assim, a hipertensão pode provocar insuficiência renal ou piorar o quadro clínico do paciente. 

Conclusão

Como pode observar, caso a hipertensão não seja tratada de maneira adequada, o paciente pode sofrer com as graves complicações que a doença pode gerar no organismo. Por isso, é tão importante que as pessoas tenham conhecimento deste tema, servindo assim de alerta. 
Como também, podemos ressaltar a importância de conscientizar a população sobre a realização de exames de rotina e adquirir hábitos saudáveis que ajudam a evitar o desenvolvimento desta doença. Entre esses hábitos podemos citar: reduzir o consumo de sal, diminuir os níveis de estresse, ter uma alimentação saudável e realizar alguma atividade física regular. Não se esqueça, sempre a prevenção será a melhor solução! Em caso de qualquer dúvida, consulte seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *