Publicidade

Os games podem ser um benefício para pessoas com certos problemas: confira

Você já imaginou usar os games como uma forma de ajudar pessoas com problemas psiquiátricos? Sim, essa é uma das funções que muitos jogos têm tomado na vida das pessoas, mesmo que de forma não proposital. Veja agora porque eles podem ajudar tanto.

Por muito tempo, os jogos eletrônicos foram muito criticados em diversos aspectos, afinal, eles são uma novidade dos últimos 50 anos. Porém, o que muitos não esperavam era que eles poderiam ajudar de alguma forma muitas pessoas. Então, é isso que as pesquisas estão indicando!

Confira: melhores instituições bancárias para fazer empréstimo

Publicidade

A história dos games

O primeiro jogo eletrônico foi criado no auge da Guerra Fria, por um físico do projeto Manhattan, Willian Higinbotham. Porém, como não considerava sua obra tão importante, nem se preocupou em patenteá-la. Por conta disso, mais tarde, outros entusiastas começaram a explorar esse universo.

Como você já deve saber, durante anos as pessoas criticavam os jogos eletrônicos. Entretanto, as críticas não eram de surpreender, era uma tecnologia nunca vista antes, o que acabava sendo muito difícil de analisar possíveis danos à saúde.

Os games podem ser um benefício para pessoas com certos problemas: confira
Os games podem ser um benefício para pessoas com certos problemas: confira / Créditos de imagem pixabay

Porém, em meio a tudo isso, muitos mitos passaram a circular pelos comentários das pessoas. Dessa maneira, quanto mais os jogos se popularizavam, mais dúvidas e mitos surgiam. Isso se manteve durante anos, e hoje ainda há resquícios de preconceito sobre.

Com o passar do tempo, o que antes era perigoso, passou a ser só um brinquedo. Então os jogos pararam de assustar as gerações e as famílias começaram a adotar os videogames como forma de diversão das crianças e jovens. Porém, ainda assim, nenhum benefício era comprovado.

Entretanto, o que poucos esperavam é que agora, na era da tecnologia, muitas pesquisas começaram a provar os benefícios dos games. Então, além de serem muito divertidos, as pesquisas indicam que eles são muito benéficos para a saúde.

Publicidade

Pandemia, doenças psiquiátricas e games

A pandemia da doença Covid-19 foi uma das motivadoras para diversas novas pesquisas no mundo. A necessidade de ter que ficar em casa obrigou muitas pessoas a tomarem novas fomas de passar o tempo em casa. Dessa forma, o mercado do mundo dos games começou a subir.

Leia também: 3 aplicativos de jogos que toda mulher gosta

Então, junto a isso, você deve ter percebido que muitas pesquisas também começaram a acontecer. Entre as pesquisas sobre a doença que causou a pandemia, pesquisadores das doenças psiquiátricas também tiveram novos desafios por conta da quarentena.

As pesquisas indicam que, de 2020 a 2021, o número de pacientes diagnosticados com ansiedade ou depressão aumentou em 25%. Esse número é o maior já registrado de aumento dessas duas doenças.

Portanto, com um novo problema tão significante, algumas estratégias ajudavam os pacientes a se recuperarem de suas condições e manterem a saúde em dia em casa. Uma dessas estratégias eram os games.

Por que os games podem ajudar?

Principalmente considerando essas duas doenças que aumentaram durante a pandemia, os jogos ajudavam. Isso porque dava um trabalho de estratégia, raciocínio e criatividade à mente. Então, em tempos onde muitas coisas ruins estavam acontecendo, isso era tudo o que a mente precisava.

Os games podem ser um benefício para pessoas com certos problemas: confira
Os games podem ser um benefício para pessoas com certos problemas: confira / Créditos de imagem freepik

Ainda seguindo essa lógica de estudos, pesquisas indicam que também há benefícios para pessoas com TDAH, autismo, transtorno bipolar, transtornos alimentares e esquizofrenia. Porém, você precisa tomar muito cuidado com isso.

Cada pessoa precisa de uma categoria de estímulo, em alguns casos, os jogos podem causar ainda mais problemas. Sendo assim, é muito importante você consultar um profissional antes de tomar alguma decisão.

Publicidade

Conclusão

Com tudo isso, você consegue chegar à conclusão que os jogos são, tanto para os jovens quanto para adultos, uma forma de manter a saúde mental sem precisar investir em remédios ou médicos periódicos.

Durante o dia, pessoas compram e vendem jogos nas barraquinhas, em lojas grandes e até mesmo na internet. Ou seja, você pode participar disso de forma muito simples. Aproveite também as novidades do mundo moderno!

Confira: Riot Games vai mostrar diversas novidades no Game Pass

Riot Games vai mostrar diversas novidades no Game Pass
Riot Games vai mostrar diversas novidades no Game Pass / Créditos de imagem pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *