Publicidade

Quais são as taxas cobradas por empréstimos no Brasil?

A maior preocupação para quem busca opções de crédito são as taxas de juros cobradas pelos bancos e instituições financeiras. 

Os juros das taxas de um empréstimo são de livre escolha de quem o oferece, por isso se faz necessário que o consumidor analise bem cada uma delas antes de assinar contrato e assim decidir qual será a melhor oferta de acordo com sua condição financeira no momento vigente.

Publicidade

Essa análise pode ser feita através das simulações de crédito online disponíveis ao acessar a instituição financeira visada por você no momento de sua escolha, não tendo a necessidade de se direcionar até um local físico como há um tempo atrás. A internet veio para facilitar a vida do consumidor!

Ao escolher o melhor empréstimo, devem ser observados três pontos:

  1. O IOF – Imposto sobre Operações Financeiras que são cobrados em empréstimos e em alguns tipos de investimentos, como por exemplo em operações de câmbio, nos seguros e também nos títulos e valores mobiliários. 
  2. Seguro do empréstimo: é uma taxa cobrada pela instituição ou banco, para que ele fique assegurado no caso de demissão ou morte do consumidor acionador desse empréstimo.
  3. CET – Custo Efetivo Total é um dos pontos mais importantes a ser observado, pois ele inclui não somente as taxas de juros, mas também tarifas, tributos, seguros e despesas que o consumidor acionador deverá pagar em decorrência do empréstimo solicitado, isso porque, pode ser que um empréstimo tenha juros menor, mas uma cobrança de tarifas e um seguro mais caro por exemplo.

Portanto, antes de decidir dentre as mais variadas opções disponíveis para um empréstimo, se faz necessário observar o CET de cada um deles.

Quais taxas devem ser pagas para poder receber um empréstimo?

taxas de juros

Publicidade

Se não temos dinheiro e estamos pedindo por ele, como vamos pagar para obtenção desse crédito? Não tem que ser paga nenhuma taxa para receber um empréstimo, faz sentido quando pensamos em praticamente financiar um empréstimo para conseguir crédito e ter que pagar algo para recebê-lo. Não faria sentido.

Assim sendo, a única forma de remuneração dos bancos e instituições financeiras que operam/oferecem crédito ao consumidor são as taxas de juros nas parcelas e tarifas de cadastro.

São portanto taxas ilegais:

São consideradas como prática abusiva quaisquer taxas cobradas antecipadamente do consumidor com cunho de obrigatoriedade, como por exemplo taxa de abertura de crédito, taxa de análise de crédito (TAC) ou qualquer outro nome que se é dado para depósitos antecipados. Não é pedido nenhum depósito antecipado para poder receber empréstimo. 

Tais cobranças se tornaram inconstitucionais para contratos feitos após o dia 30 de abril de 2008, portanto, qualquer tipo de remuneração pedida de forma antecipada por banco ou instituição financeira é ilegal e deve ser denunciada imediatamente a um Órgão de defesa do consumidor.

E aí, o que achou dessas dicas?

Publicidade

Espero que tenha facilitado para a escolha de um empréstimo com tantas opções devido a concorrência de mercado!
Faça simulações antes de fechar um contrato.

Analise sempre as tarifas e encargos que compõem o CET, incluindo IOF e o seguro desse empréstimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *