Negativados podem fazer empréstimo?

O empréstimo para negativados é possível e são várias as instituições financeiras dispostas a emprestar quantia para limpar seu nome.

Pedir empréstimo para negativados depende de 3 fatores: as empresas que ofertam, as taxas de juros cobradas e a análise de crédito.

O número de empresas parceiras que oferecem empréstimo para negativado são menores devido ao risco de inadimplência do que as empresas que oferecem empréstimo para pessoas adimplentes, ou seja, as ofertas de créditos para negativados são reduzidas.

As taxas de juros cobradas pelas instituições costumam ser um pouco mais altas devido ao risco de inadimplências, ou seja, o risco do não pagamento. 

Na análise de crédito é onde a instituição irá analisar o risco de adimplência ou inadimplência do cliente contratante, é o momento onde irá observar as probabilidades do cliente pagar ou não as parcelas desse empréstimo em dia.

Documentos solicitados para empréstimo de negativados

Os documentos que geralmente irão ser solicitados são RG, CPF, comprovante de residência, de rendimentos, CLT, já no caso do autônomo ou empresário, o documento para comprovar renda será um extrato bancário.

Os empréstimos mais comuns para quem está negativado são:

  • empréstimo consignado: que será descontado diretamente no holerite ou benefício do INSS da pessoa
  • empréstimo com garantia de bem móvel ou imóvel: como garantia de pagamento para a instituição, 
  • empréstimo para autônomo negativado: que é direcionado ao perfil da pessoa jurídica tendo restrição de crédito no nome físico ou jurídico:
  • empréstimo com cheque: se utiliza de cheques pré-datados como garantia
  • empréstimo sem comprovação de renda: a empresa não sabe exatamente o quanto você ganha, geralmente aqui, as taxas costumam ser um pouco mais altas devido ao risco.

Cuidado para não cair em golpes!

Durante esse momento, por estar mais vulnerável e com as emoções em descompasso, às vezes a pessoa não consegue parar para avaliar as ofertas e acaba caindo em golpes, fraudes ou tende a aceitar taxas abusivas.

Para não cair nesse tipo de cilada, certifique-se que a instituição financeira ou fintech com a qual você deseja fechar contrato esteja registrada e autorizada pelo Banco Central através de consulta no site.

De modo geral, um pedido de empréstimo, financiamento ou também pedido de um cartão de crédito por exemplo, poderá ser negado quando falta confiança de que a pessoa será capaz de adimplir com a obrigação.

Isso ocorre através da análise, levando em consideração pela instituição ou banco, o histórico de pagamento do cliente, se houver outro tipo de crédito já contratado que se somados a este terá  comprometimento da renda em mais de 30%, dentre outros.

Negativados que podem fazer empréstimo com possibilidade de condições mais vantajosas:

  • pensionista ou aposentado: nesse caso o empréstimo pode ser descontado diretamente do pagamento do INSS.
  • funcionário público: nesse caso o empréstimo pode vir descontado já na folha de pagamento.

Vale a pena pesquisar sobre essas taxas e condições especiais, com certeza irá economizar bastante na hora de fechar o contrato para esse tipo de empréstimo.

E aí, o que achou dessas dicas?


Pessoas que estão com o nome sujo podem sim encontrar uma solução para se reorganizar, basta que analise as propostas de forma cautelosa, se utilizando dessa  ferramenta para se reerguer e organizar suas dívidas com um planejamento financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.