Publicidade

Diabetes e saúde bucal: a importância da higiene oral para prevenir complicações diabéticas

Pode-se afirmar que a diabetes e a saúde bucal tem uma forte relação, sendo que os problemas bucais tendem a ficar mais graves caso a pessoa sofra desta doença. Isto faz com que os cuidados sejam maiores para que o paciente possa preservar seu sorriso. 

Caso você não saiba o aparecimento de aftas e cáries são os sintomas mais comuns em pessoas diabéticas, assim como também infecções por fungos e cicatrização tardia. Tudo isto se deve em boa parte ao alto nível de açúcar na saliva e a má circulação sanguínea na região da boca. 

Publicidade

Sendo assim, os diabéticos devem ter cuidados redobrados quando se trata da região bucal, já que devido a doença o organismo não consegue combater de maneira adequada as bactérias que ameaçam a saúde bucal. Mas para evitar esses contratempos há alguns cuidados que podem ajudar. Continue lendo e conheça tudo o relacionado a diabetes e saúde bucal. Confira! 

A relação entre diabetes e saúde bucal: como o controle glicêmico inadequado pode levar a problemas dentários

A diabetes é uma doença que não tem cura, porém o paciente pode ter uma melhor qualidade de vida se tiver um acompanhamento médico adequado e seguir alguns cuidados diariamente. Caso isto não aconteça e o controle glicêmico for inadequado, sua saúde bucal pode se ver afetada consideravelmente. 

Publicidade

Isto se deve em grande parte a que os altos níveis de açúcar no sangue facilitam a proliferação de bactérias. Por consequência, a gengiva tende a ficar vermelha, inchada, dolorida, e até mesmo sangrar quando a pessoa escova os dentes. Caso o paciente não tenha um controle adequado da diabetes, os problemas dentários e de gengiva podem piorar, podendo até mesmo fazer com que a pessoa perca os dentes. 

Periodontite e diabetes: a conexão entre inflamação gengival e o controle glicêmico

Estudos apontam que em diabéticos é maior a incidência de periodontite do que em pessoas que não padecem da doença. Esta inflamação gengival se trata de uma infecção bacteriana dos tecidos, ossos e ligamentos específicos que envolvem e sustentam os dentes. E como bem foi citado acima, o organismo dos portadores de diabetes não consegue combater de maneira adequada as bactérias. Sendo assim, para evitar esta inflamação, os pacientes devem acudir a consulta com o dentista com regularidade, onde será feita uma raspagem tradicional e a regularização da raiz dos dentes, assim como também é necessário manter os cuidados com a higiene bucal em casa.  

Nestes casos sempre a prevenção é fundamental. Até mesmo em pacientes que têm um controle eficiente da doença, podem sofrer de periodontite. 

Publicidade

Prevenção e tratamento de problemas bucais em pessoas com diabetes: dicas para uma boa higiene oral e acompanhamento odontológico adequado

Sem dúvida alguma, a prevenção sempre será a melhor solução! E como podemos ver, a diabetes e saúde bucal tem uma relação direta, onde caso o paciente diabético não tenha a doença bem controlada corre maior risco de padecer com complicações dentárias. Mas, para que isso não ocorra, o paciente pode seguir algumas dicas para uma boa higiene oral, assim como também acompanhamento odontológico adequado. Veja a continuação:

  • Escovação perfeita: Escove bem a superfície dos dentes, use fio dental e enxaguante bucal, de preferência aos que contenham flúor. 
  • Cuidado da gengiva e dos dentes: Sempre observe se há feridas, sangramento ou dor.
  • Acompanhamento odontológico: Visite regularmente o dentista, pelo menos a cada 6 meses.
  • Se recomenda não realizar nenhum tratamento dentário caso sua glicemia esteja descompensada. 
  • Sempre antes de realizar algum tratamento mais invasivo como cirurgia ou extração, consulte seu endocrinologista
  • Mantenha sempre um controle adequado da sua glicemia para evitar complicações da doença e alcançar uma melhor saúde bucal. 

Lembre-se, mesmo padecendo de diabetes é possível ter uma melhor qualidade de vida e aumentar a longevidade. Para isto, siga as recomendações médicas e adquira hábitos saudáveis. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar um especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *