Publicidade

Desmistificando o pós-parto: o que esperar

Durante o período de gestação, o corpo da mulher sofre algumas transformações tanto físicas quanto hormonais, e logo após o parto o mesmo pode demorar até 12 meses para se recuperar por completo e voltar ao normal. É por isto, que muitos especialistas recomendam que a mulher se prepare antes de ficar grávida. 

Estudos apontam que a grande maioria das mães ao se olharem ao espelho não se sentem satisfeitas após o nascimento do bebê. Isto em grande parte está relacionado com as redes sociais, onde famosas ostentam um belo corpo no pós-parto e muitas mulheres ficam se comparando e cobrando demais. Vale a pena ressaltar, que cada corpo é único, sendo assim, o pós-parto também. Cada mulher tem seu processo e seu tempo para voltar ao normal. 

Por se tratar de um período tão delicado e sensível para as mães, elaborei o post de hoje onde falaremos um pouco sobre mitos e verdades e o que esperar do pós-parto. Continue lendo e descubra mais! 

Publicidade

Mitos e verdades sobre o pós-parto

Muito se fala sobre esta fase da vida de toda mãe, mas nem tudo é verdade. Vejamos alguns mitos e verdades:

Após o nascimento do bebê toda mãe fica feliz

MITO! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, muitas mães podem se sentir tristes e até mesmo chorar sem motivo aparente. Tudo se deve às mudanças hormonais que o organismo da mulher ainda está sofrendo.

Pode haver diminuição da libido e ressecamento vaginal ao amamentar

Publicidade

VERDADE! O hormônio da amamentação, a prolactina, pode causar um bloqueio no ovário e a mulher começa experimentar sintomas similares aos da menopausa. Com o tempo tudo voltará ao normal.

O leite sai automaticamente após o nascimento da criança 

VERDADE! Assim que o bebê nasce, acontece a liberação do colostro. Este leite é produzido em pouca quantidade e é rico em vitaminas, proteínas, gorduras e imunoglobulinas, as quais são responsáveis pelas defesas do bebê. 

Toda mulher apresenta flacidez após a gravidez 

MITO! Isto pode ser evitado controlando o peso durante a gestação seguindo as orientações médicas. E após o nascimento do bebê, a própria amamentação é uma grande aliada para fortalecer os músculos. 

Como lidar com as mudanças corporais após o parto

 Posterior ao nascimento do bebê, começa a fase chamada puerpério ou quarentena, na qual o corpo da mulher dá os primeiros sinais que está retornando à forma que tinha antes da gestação. E claro que este período vem acompanhado de mudanças tanto emocionais quanto hormonais, o qual pode durar até 6 semanas. Entre essas mudanças podemos citar: seios maiores, abdômen inchado, ressecamento vaginal, entre outros. 

Publicidade

Para algumas mulheres pode ser mais difícil que para outras passar por isso, mas uma hora passa. Uma das coisas que mais afeta as mulheres no puerpério com relação ao corpo sem dúvida alguma  é a insegurança, o qual é completamente normal. O medo do corpo não voltar a como era antes e até mesmo o que dirão é algo que afeta a mulher. O importante neste momento é não se cobrar tanto.

Aproveite cada momento ao lado do seu bebê, não se esqueça que estes momentos são únicos. O corpo aos poucos vai retomando sua antiga forma. E graças a amamentação, isto será feito de maneira natural. 

Como lidar com o cansaço e o estresse durante o pós-parto

Durante as primeiras semanas de vida do bebê, a rotina da mãe é realmente uma loucura! O pequeno da casa requer de toda sua atenção o dia inteiro. Trocar fraldas, amamentar, fazê-lo dormir, tudo isto pode gerar bastante cansaço e até mesmo estresse para a mãe. Porém, algumas coisas podem ser feitas para lidar melhor com a situação. Acompanhe! 

  • Tenha um estilo de vida saudável: Realize atividade física moderada de maneira regular, assim como também ter uma alimentação balanceada e beber muita água contribuem para ter mais disposição e energia. 
  • Ter uma rede de apoio: Você pode contar com o apoio de familiares próximos e até mesmo amigos para te auxiliar neste momento. Não é necessário que dê conta de tudo sozinha. 
  • Estreite o vínculo com o bebê: Converse com ele, abrace-o, faça massagens, tudo isso com certeza irá diminuir os níveis de estresse. 
  • Descanse sempre que possível: Assim que o bebê dormir, faça o mesmo também. Assim terá mais disposição para cuidar dele nas madrugadas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *