Publicidade

A maternidade solo: mitos e verdades

Muito tem se falado nos últimos tempos sobre maternidade solo ou mãe solo. A verdade é que não se sabe a ciência certa quando o termo surgiu, porém agradou e ficou! O mesmo é usado para se referir às mães que são chefes de família, ou seja, são as únicas responsáveis por cuidar, alimentar e educar os filhos. Vale lembrar, que há alguns anos atrás se usava o termo “mãe solteira” que em realidade não definia bem a situação e nem agradava a maioria das mulheres. 

O que sim podemos afirmar que levar a cabo uma maternidade solo requer muita dedicação, carinho, amor, força e muita responsabilidade. Mas não cabe dúvida alguma que em seus pequenos encontram toda a motivação e garra necessária para empreender diariamente esta tarefa, e até mesmo enfrentar uma sociedade que ainda critica arduamente. 

Publicidade

No post de hoje desvendaremos alguns mitos e verdades sobre este assunto. Continue lendo e descubra mais! 

O que é a maternidade solo e como funciona

Como bem sua definição indica, maternidade solo ou mãe solo quer dizer: “Mãe que assume de forma exclusiva todas as responsabilidades pela criação do filho, tanto financeiras quanto afetivas, em uma família monoparental”. 

Como bem foi dito acima, antigamente eram chamadas erroneamente de “mães solteiras”, e digo erroneamente já que o fato de ser mãe não tem nada a ver com seu estado civil. 

Pode-se dizer que basicamente a mãe é responsável por tudo referente a criança: levar pra escola, cobrir todos seus gastos mensais, cuidar quando fica doente, educar, alimentar, ser pai e mãe ao mesmo tempo, e muitas coisas mais. 

Publicidade

Os desafios e oportunidades da maternidade solo

Os maiores desafios que as mães solo enfrentam é de ter dificuldade para achar um tempo só para elas, assim como também a falta de alguém para dividir tantas responsabilidades e problemas. 

E não podemos deixar de mencionar o preconceito e julgamento por grande parte da sociedade. Na maior parte dos casos, a mãe não teve escolha e nem foi irresponsabilidade da sua parte como muitos acreditam. Podemos até ver um certo machismo nessa visão.  

A boa notícia é que elas podem ter mais oportunidades. Desde o ano de 2021 foi aprovado um projeto que prevê melhorias tais como: pagamento em dobro de benefícios,  cotas mínimas de contratação em empresas, acesso a crédito e prioridade em creches. 

Como encontrar apoio emocional e prático na maternidade solo

Sabemos que é uma tarefa cansativa cuidar do filho sozinha, por isso é tão importante contar com uma rede de apoio, já seja de familiares próximos ou amigos. Sempre poder ter alguém por perto dá uma maior tranquilidade para a mãe, já seja para levar a criança para escola ou creche, ou até mesmo caso precise sair para algum lugar, saber que pode contar com ajuda é fundamental. 

Assim como também, caso a mãe tenha capacidade de contratar uma pessoa para ajudar tanto a cuidar do filho como nos afazeres da casa, pode ser de grande apoio neste momento. 

Publicidade

E na atualidade, com a tecnologia ao nosso favor, muitas mães têm achado um apoio emocional e prático nas redes sociais. Hoje podemos encontrar diversos aplicativos de mães solo, os quais são de muita utilidade. Além de poder compartilhar experiências e vivências, alguns oferecem serviços especializados, encontrando assim um apoio mútuo. 

É realmente necessário que a mãe encontre apoio em outras pessoas. Com isto evitará um pouco o cansaço e estresse normal da rotina diária. Além do mais, o filho precisa de uma mãe saudável presente e para isto a mulher também precisa cuidar dela própria.  E não me refiro ao cuidado somente com sua saúde física mas também com a saúde emocional. 

Não tenha medo nem vergonha de pedir ajuda. Pelo contrário, com certeza muitas pessoas sentirão gosto em lhe ajudar nesta nobre tarefa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *