Publicidade

Como lidar com a pressão da perfeição materna

Já tinha escutado falar antes sobre a pressão da perfeição materna? Talvez seja um assunto que se fale pouco, mas é algo bem mais antigo do que muitos pensam. 

A partir do momento em que a mulher recebe o resultado positivo que indica que está grávida, há uma mistura de emoções e sentimentos. E querendo ou não, aí começa também uma pressão por parte da sociedade. Já parou para pensar que a mulher é quem tem que levar o peso da maioria das situações relacionadas a filhos? É ela que carrega o bebê por 9 meses no seu ventre, que quase sempre o leva à escola e participa de reuniões e atividades. Assim como também, quando a criança fica doente é ela que mais o cuida e se preocupa com sua saúde. 

Publicidade

Podemos assim enxergar que desde sempre ha existido uma pressão social pela maternidade perfeita, e por consequência, acaba com que as mães se exijam demais. Mas afinal de contas, o que é a pressão da perfeição? Continue lendo e conheça um pouco mais sobre este tema e como lidar com este problema que afeta tantas mulheres no mundo todo. 

O que é a pressão da perfeição materna e como afeta as mulheres

Toda mulher, desde que o bebê está se desenvolvendo em seu ventre começa a se questionar uma série de perguntas, tais como se será uma boa mãe, se dará conta de tudo, entre outras. E tudo isso começa a criar uma pressão sobre a mulher, já que muitos pensam que graças ao instinto materno, a mesma já tem todos os recursos emocionais e o conhecimento para cuidar de uma criança. O que realmente acontece, é que as mulheres não nascem sabendo como cuidar de um filho e nem como serem perfeitas cumprindo esta tarefa. 

E em muitos casos, as mulheres não querem mostrar a seus filhos suas fragilidades, achando que isso poderá prejudicá-los de algum jeito. Para isto se tornam as “super mães” que dão conta de tudo, mas no fundo isso acaba gerando um sobrecarregamento. 

Logo com o tempo, isto acaba afetando as mulheres de diversas maneiras, podendo até mesmo adoecer física e emocionalmente. Algumas acabam desenvolvendo ansiedade ou depressão, tudo pela busca da perfeição. 

Publicidade

Dicas para se libertar da pressão da perfeição materna

Vale a pena ressaltar que não é fácil se libertar da pressão da perfeição materna. Na maioria dos casos a mulher sente que se fizer menos estará se tornando uma mãe ruim para seu filho, ou até mesmo pode ter a sensação de que é menos mulher por não conseguir dar conta do “recado”

Mas há algumas coisas que podem ser feitas para se libertar dessa pressão. Veja algumas dicas:

  • Não se cobre tanto: Esta é a primeira coisa que a mulher deve colocar na sua cabeça. Muitas vezes não irá dar conta de tudo, e está tudo bem! Nem por isso será uma mãe ruim, pelo contrário, você também é um ser humano e tem suas limitações.
  • Fale o que sente: Converse com seu companheiro ou alguma pessoa de confiança próxima a você. Falar sobre seus sentimentos tirará um peso enorme de cima. 
  • Criar uma rede de apoio: Você não está só neste momento. Não tenha vergonha se precisar pedir ajuda. A maternidade deve ser leve e não uma sobrecarga. Inclua o pai da criança, familiares, amigos e até mesmo outras mães com experiência podem te auxiliar nesta “caminhada”. 

Como ajudar outras mulheres a lidarem com a pressão da perfeição materna

Assim como talvez você esteja sofrendo essa pressão agora, outras mulheres ao seu redor podem estar passando pela mesma situação e de maneira calada, já que muitas se negam a pedir ajuda. 

Caso conheça alguma mãe próxima a você que possa estar passando também por isso, converse com ela. Às vezes ter alguém por perto para desabafar já pode ser de grande ajuda. Conte sua experiência para que ela veja que não está só e que isso afeta muitas mulheres, mesmo que se fale pouco. 

Assim como também, hoje em dia existem muitas redes sociais que criam grupos específicos para que as mães se conectem e troquem experiências e vivências. 

Publicidade

Espero que o post de hoje tenha lhe servido de grande ajuda, e lembre-se, não existe mãe perfeita. Você sempre dará o seu melhor, mas não precisa se cobrar tanto. Para poder cuidar e educar seus filhos da melhor maneira possível, você primeiro tem que estar bem e se cuidar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *