Publicidade

Conheça os primeiros sintomas da gravidez

Já nas primeiras semanas de gravidez a mulher começa a observar transformações no seu corpo. Se está na doce espera, conheça os primeiros sintomas para que não te peguem de surpresa. 

Quando o casal descobre que serão pais é um momento de muita alegria e felicidade. Logo, assim que a mulher confirma a gravidez, o que irá acontecer daqui pra frente no seu corpo é motivo de muita curiosidade. 

Apesar de alguns sintomas serem algo desconfortáveis, fazem parte das transformações que o corpo da mulher irá experimentar para a chegada do bebê. Confira!

Publicidade

Descobrindo a gravidez 

Podemos afirmar que alguns dos sintomas iniciais podem ser até mesmo inespecíficos, já que podem ser confundidos facilmente com os sintomas de algumas doenças. Como é o caso de: náuseas, atraso menstrual, inchaço, aumento de peso e dores nas mamas.  

Assim que ocorre a fertilização, o embrião se implanta na parede do útero, e é a partir deste momento onde a mulher pode se queixar de cólicas vaginais, alterações no muco vaginal e seios mais sensíveis do normal. Com isto, as mudanças hormonais que estão iniciando. No entanto, normalmente os sintomas ficam mais evidentes entre a quinta e sexta semana de gestação.

Primeiros sintomas de gravidez

Apesar de ser um momento de muita felicidade, a mulher experimenta diversas emoções, já sejam ruins ou boas, já que além de adquirir uma grande responsabilidade, seu corpo irá mudar em muitos aspectos. 

Logo nas primeiras semanas, a gestante pode sentir que as gengivas ficam mais sensíveis, podendo causar placa bacteriana.

Além disso, entre os sintomas mais comuns no início da gravidez, temos: 

  • Mudanças de humor;
  • Cólica;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Sonolência e cansaço;
  • Vômitos e náuseas;
  • Mamas mais sensíveis;
  • Retenção de líquido;
  • Inchaço.

O que se sente na barriga no início da gravidez?

A maioria das mulheres começam a sentir um certo desconforto abdominal leve no baixo ventre. Como também pode haver distensão abdominal, gases, alteração no hábito intestinal, e até mesmo intestino preso.

Publicidade

Pode aparecer também uma dor de estômago devido a refluxos. Caso a dor persista e não melhore com medidas simples, acuda ao seu médico de imediato para que seja feita uma avaliação. 

Com quantos dias de atraso posso fazer o teste de gravidez? 

Caso esteja sentindo alguns dos sintomas citados acima, especialistas recomendam fazer um exame de sangue Beta hCG no quinto dia de atraso da menstruação. Como também pode optar por fazer um exame de urina, que pode ser um pouco menos confiável, mas que também procura a aparição do hormônio hCG, o famoso hormônio da gravidez. 

Você também pode fazer o teste de  gravidez online, a partir dos sintomas que está sentindo.

Caso o resultado do laboratório esteja positivo, o mais indicado é realizar um ultrassom vaginal para confirmar. O mesmo pode ser feito a partir da quinta semana. 

Como aliviar o desconforto dos primeiros sintomas de gravidez? 

Antes de mais nada, vale ressaltar que a gestante não deve usar nenhum medicamento sem recomendação médica. Durante o período de gestação, todo cuidado é pouco e mais quando se trata de medicamentos, já que podem afetar diretamente no desenvolvimento do bebê. 

Como também fica proibido fumar e ingerir bebidas alcoólicas, é recomendado não beber chás nem café, ou qualquer outra bebida que contenha cafeína. 

Algumas atividades físicas podem ajudar a reduzir o desconforto dos primeiros sintomas, mas lembre-se, devem ser somente indicados por um especialista. 

Publicidade

Sendo assim, os desconfortos dos primeiros sintomas fazem parte do processo, e geralmente costumam passar a partir do quarto mês de gravidez.

O que é bom para curar azia na gravidez?

Um dos sintomas que mais incomodam as mulheres durante a gestação é a azia. 

Quando esta aparece, é preciso primeiro fazer uma avaliação e descobrir o que a está causando, já que pode ser por falta de produção de ácido no estômago ou pela diminuição do esvaziamento gástrico. 

Se o motivo for pelo primeiro caso, pode ser resolvido facilmente ingerindo mais alimentos ácidos, como abacaxi ou limão. Se for o segundo caso, os médicos recomendam ingerir alimentos em menores porções e comer a cada três horas. Sempre mastigando bem cada bocado, não ingerir líquido com as refeições e nem sentar após as refeições. Se for necessário, pode usar medicamentos próprios para aliviar este desconforto, mas somente os que forem prescritos pelo obstetra. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *