Publicidade

Alimentação na gravidez: o que comer e o que evitar

Ter uma alimentação balanceada é um dos cuidados que toda mulher grávida deve ter durante as 40 semanas de gestação. A partir de agora irá se alimentar por dois. Suas refeições devem conter vitaminas e nutrientes que serão essenciais para o desenvolvimento saudável do bebê e para a saúde da futura mãe. Dando prioridade a alimentos que contenham ferro, cálcio, ácido fólico, zinco, e vitaminas A e B12. Faça o teste online para saber se está gravidez.

Sendo assim, uma boa alimentação é de extrema importância para que possa suprir todas as necessidades nutricionais tanto da mulher quanto do feto que está em constante desenvolvimento. Isto também irá ajudar na preparação do corpo para o parto e auxiliará na produção de leite materno. Como também há certos alimentos que devem ser evitados durante o período de gestação.

Se está na doce espera, e ainda tem dúvidas sobre alimentação adequada na gravidez, continue lendo o post e aprenda o que pode e não pode comer para oferecer ao seu bebê tudo que ele precisa para seu desenvolvimento saudável. 

Publicidade

O que comer

Durante a gestação, a grávida não precisa fazer uma dieta, pode continuar se alimentando como de costume, porém alguns hábitos devem ser adquiridos. Especialistas recomendam que sua alimentação seja rica em legumes, leite e derivados, cereais integrais, leguminosas, carne magra e peixe. Os mesmos devem ser preparados ao vapor ou grelhados, evitando sempre que possível, frituras, comidas processadas e alimentos congelados. 

É importante ressaltar também, que a mulher grávida deve adicionar nas suas refeições diárias alimentos que sejam ricos em minerais e vitaminas, que são excelentes para a saúde da mãe e do bebê. Tais como:

  • Frutas secas, semente de linhaça, abacate e nozes;
  • Abóbora, ovos, pimentão, cenoura, leite e iogurte;
  • Castanha de caju, feijão e amendoim;
  • Feijão e frutos secos;
  • Espinafre, aspargo, brócolis, couve e tomate. 

Como também, é necessário o consumo de proteínas, as quais têm um papel fundamental na formação de tecidos tanto do bebê quanto da mãe.  

Seguindo uma alimentação equilibrada, poderão ser evitados problemas tais como: anemia, baixo peso no bebê ao nascer, parto prematuro, malformações, atraso no crescimento, entre outros. Não se esqueça de fazer os exercícios na gravidez!

Alimentos que devem ser evitados 

Ao mesmo tempo que há alimentos que podem ser consumidos à vontade por trazer uma série de benefícios para a grávida e o bebê, existem alguns que é melhor evitar. 

Publicidade

Estes alimentos podem conter toxinas e bactérias que podem se tornar altamente prejudiciais para o bebê. 

Sendo assim, os médicos recomendam evitar:

  • Queijos maduros;
  • Frituras;
  • Vegetais mal lavados; 
  • Adoçantes artificiais;
  • Peixes com alto teor de mercúrio: atum e peixe espada
  • Alimentos crus;
  • Bebidas alcoólicas. 

Talvez esteja se questionando sobre o café, que praticamente a maioria das pessoas não conseguem viver sem. Neste caso, é recomendado consumir apenas de 150 a 300mg de cafeína ao dia. Porém, se puder evitar tomar pelo menos durante a gestação será muito melhor. 

Alimentos proibidos durante a gestação

Durante a gravidez, todo cuidado é pouco e há certos alimentos que são estritamente proibidos pelos especialistas por serem altamente perigosos para a saúde da gestante e do bebê. 

Por isto, qualquer alimento cru é proibido seu consumo durante a gravidez, seja peixe, mariscos, ovos e carne. Já que pode correr o risco de contrair a doença toxoplasmose. Sempre antes de se alimentar, tenha todo o cuidado possível. 

Como evitar o ganho de peso

É completamente normal que a gestante ganhe peso ao longo dos 9 meses, já que irá aumentar a quantidade de alimentos consumidos. Porém, é importante ter alguns cuidados para que o aumento de peso não seja excessivo. Com isto, pode correr o risco de ter pré-eclâmpsia, diabetes, etc. 

Para que isto não ocorra, pode seguir alguns conselhos simples: 

Publicidade
  • Coma salada antes do almoço e do jantar;
  • Coma pequenas refeições no transcorrer do dia;
  • Evite o excesso de sal;
  • Se hidrate bastante, consuma líquidos ao longo do dia;
  • Faça lanches saudáveis.;
  • Se tiver vontade de comer doce, coma uma fruta ou dois quadradinhos de chocolate amargo. 

Não esqueça de se hidratar! 

Junto a uma alimentação equilibrada, beber suficiente água também é importante para o desenvolvimento do bebê. Com isto, estará ajudando na oxigenação do corpo e no fluxo sanguíneo. Como também, evitará possíveis infecções urinárias que são bem comuns durante a gestação.  

Especialistas recomendam beber de 2 a 3 litros de água por dia. Hidrate-se! 

Conclusão

Ter uma alimentação adequada durante a gravidez não é uma tarefa difícil, basta adquirir novos hábitos e incluir alguns tipos de alimentos nos seus pratos diários.

Com isto, a futura mamãe poderá ter uma gestação tranquila e trará diversos benefícios para o bebê que está por chegar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *