Cross-save nos games: confira o que é e como funciona

Publicidade

O Cross-save ou cruzamento cruzado, é uma expressão utilizada em games e vem sendo aplicada por desenvolvedoras de jogos eletrônicos. Para tanto, serve para salvar o progresso do jogador em algumas plataformas. 

Com isso, o jogador pode pausar o jogo no Playstation e continuar no Xbox ou no PC, ou seja, as informações ficam salvas nos servidores da empresa. Visto que, para continuar um jogo, você deve criar uma conta no serviço.

Confira: bancos digitais que liberam empréstimo

Publicidade

Sendo assim, criamos este guia para explicar sobre o que é o Cross-save e sua utilidade nos games. Assim, o jogador não precisa se preocupar com as paradas estratégicas durante suas ações nos games.

O que significa Cross-save?

Esse recurso é um ótimo pedido para os jogadores manterem as estratégias nos jogos eletrônicos. Para tanto, o Cross-save é uma ferramenta que permite salvar um jogo de onde você parou e continuar quando quiser.

Cross-save nos games: confira o que é e como funciona
Cross-save nos games: confira o que é e como funciona / Créditos de imagem pixabay

Além disso, esse método permite o compartilhamento das informações em outras máquinas, porém, o jogador precisa ser assinante da plataforma de jogos. Dessa forma, pode manter o progresso dos games, sem ter que reiniciar.

Publicidade

Contudo, o Cross-save já é usado por empresas que atuam no setor de jogos e vem sendo cada vez mais utilizado. Mas, alguns games não trazem essa novidade, por isso, acaba frustrando quem precisa interromper uma jogada. 

Quais os games que possuem o recurso?

Alguns jogos oferecem o Cross-save, mas, poucos títulos vêm com essa modalidade. Entretanto, os games recém-lançados são equipados com esse recurso e alguns títulos mais antigos estão gradualmente em atualização. 

Por outro lado, os games mais recentes que disponibilizam o Cross-save são:

  • Among us;
  • Call of Duty: Vanguard e Warzone;
  • Destiny 2;
  • Diablo Immortal;
  • Fortnite;
  • Genshin Impact;
  • Rocket League;
  • The Witcher 3: Wild Hunt.

Leia também: melhores Celulares Apple 2021

Como saber se um jogo tem Cross-save?

Se você quer saber se um jogo acompanha o Cross-save, precisa verificar as configurações do jogo. Além disso, é possível conferir as informações com as desenvolvedoras dos games ou saber se as empresas estão trabalhando com esse recurso.

Para tanto, algumas companhias estão analisando a possibilidade de incluírem o Cross-save em seus jogos, porém, não existe um prazo para a ferramenta ser aplicada em games mais antigos. 

Contudo, se você é fã dos games e costuma se atualizar com as novidades, pode conferir periodicamente se existem informações sobre o cross-save nos jogos. Por outro lado, as empresas podem oferecer essa novidade no futuro.

Entretanto, o Cross-save funciona em algumas plataformas, porém, a ferramenta pode ser incluída durante as constantes atualizações dos jogos e dos servidores. Para isso, o mecanismo trará mais agilidade para os jogadores.

Cross-save nos games: confira o que é e como funciona
Cross-save nos games: confira o que é e como funciona / Créditos de imagem pixabay

Qual a diferença entre Cross-save e Cross-play?

O nome pode ser parecido, mas, existem alguns pontos que diferem esses métodos. Para tanto, o Cross-save permite que um jogador continue um game em outro dispositivo, enquanto o Cross-play possibilita um partida com outros usuários.

No entanto, os sistemas têm a finalidade de manter a ação dos games e proporcionar experiências novas para os jogadores. Portanto, o jogador não precisa reiniciar um jogo e, também, pode criar mais dinamismo quando jogar com algum parceiro virtual. 

É possível transferir o cross-save entre as plataformas?

Se você utiliza um PlayStation 4 e vai migrar para o 5, não existem mistérios na transferência. Para isso, basta apenas cadastrar a nova máquina na conta do jogo e, assim, o salvamento será importado.

Dessa forma, o Cross-save funcionará como antes e manterá as funções na plataforma de jogos atual. Logo, você poderá pausar um jogo, continuar de onde parou e manterá o progresso do game

Portanto, pesquise por games que trazem o Cross-save e faça com que as suas jogadas fiquem mais dinâmicas. No mais, acompanhe as novidades e confira quando o seu jogo preferido terá o novo recurso. 

Confira: PlayStation 4 ou Ps5: qual a real diferença entre os consoles? Veja

PlayStation 4 ou Ps5: qual a real diferença entre os consoles? Veja
PlayStation 4 ou Ps5: qual a real diferença entre os consoles? Veja / Créditos de imagem pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *