Os melhores aplicativos de celular para monitorar os níveis de glicemia

Publicidade

Diabetes é coisa séria! Seja portador da doença ou não, acompanhar habitualmente os níveis de açúcar no seu sangue é fator crucial para manutenção da boa saúde. Neste artigo, nós do Entendendo do Assunto selecionamos os melhores aplicativos de celular para que você realize o monitoramento diário de sua glicemia, de maneira rápida e simples, na própria tela do seu smartphone. Confira! 

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde no ano de 2020, estima-se que, no Brasil, existam 17 milhões de pessoas portadoras de diabetes. Para se ter noção da incidência da doença em âmbito nacional, cerca de 7,4% dos cadastros realizados na Atenção Primária à Saúde (APS) referem-se a pacientes portadores da enfermidade, correspondendo a aproximadamente 11,2 milhões de brasileiros.

 Diabetes mellitus é uma doença que se caracteriza pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), de natureza endócrino metabólica, causada por defeitos existentes no mecanismo de secreção ou na ação do hormônio insulina no organismo, substância produzida pelo pâncreas nas denominadas células beta.

Publicidade

A doença pode apresentar duas variações: a diabetes tipo 1, consistente em uma falha no mecanismo corporal de secreção de insulina, ou do tipo 2, referente à resistência do organismo em relação à insulina, causando o aumento dos níveis de açúcar no sangue.  

Por se tratar de uma enfermidade silenciosa, é importante que você fique atento aos sintomas do Diabetes, entre eles: sede constante, boca seca, fome excessiva, visão embaçada, demora na cicatrização de feridas, formigamento nas mãos e nos pés e vontade de urinar continuamente. 

Diversas circunstâncias estão ligadas ao desenvolvimento da doença, além de fatores genéticos, o surgimento da diabetes também pode guardar conexão com hábitos alimentares não saudáveis e pelo sedentarismo.

Publicidade

Neste contexto, para prevenção ou controle da doença, é importante que as pessoas adotem uma alimentação balanceada e pratiquem atividades físicas regularmente. Aliada a tais aspectos, outra ferramenta fundamental é a medição dos níveis de açúcar no sangue de maneira contínua, através da aferição da glicemia em diversos períodos do dia por meio de aparelhos eletrônicos, conhecidos como monitores de glicemia. 

Em vista disso, a fim de facilitar o monitoramento dos níveis de açúcar no sangue, selecionamos os melhores aplicativos de celular existentes no momento para que você realize o registro de seus testes de glicemia diariamente, na tela do seu próprio smartphone. Vamos lá!

1 – MySugr – Controle a Diabetes!

Apresentando uma interface bastante versátil, a aplicação permite que você registre seus níveis de açúcar no sangue diariamente, sua dieta, eventuais medicamentos utilizados, ingestão de carboidratos, contando com calculadora de Bolus e estimativa de hbZ1c. Ademais, o app possibilita que você realize a sincronização com diversos medidores de glicemia existentes no mercado, tornando suas anotações ainda mais práticas e precisas.

Em sua versão pro, o aplicativo fornece relatórios personalizados dos níveis de glicemia registrados, no período de tempo selecionado pelo usuário, permitindo a exportação das informações obtidas. 

O   mySugr encontra-se disponível para Android e iOS

2 – Diabetes Connect

Indicado para diabéticos do tipo 1 e 2, a aplicação conta com ferramentas voltadas ao registro diário dos níveis de glicemia, viabilizando a inserção de informações complementares, tais como as refeições realizadas, injeções de insulinas e eventuais medicamentos utilizados pelo usuário, proporcionando a elaboração de gráficos e tabelas estatísticas.

O Diabetes Connect está disponível para download nos sistemas Android e iOS.

3 – Diabetes:M – Management & Blood Sugar Tracker App

O Aplicativo permite a realização de registros diários ilimitados dos níveis de glicemia, fornecendo relatórios detalhados, gráficos e estatísticas com base nos dados informados, possibilitando que você compartilhe por e-mail os resultados verificados com o profissional de saúde da sua confiança.

Outra ferramenta útil trazida pelo Diabetes:M é o sistema de lembretes, permitindo que você organize suas tarefas diárias de maneira bastante eficaz.

A aplicação encontra-se disponível nos sistemas Android e iOS.

4 – Diabetes Pal

Contando com funções de inserção automática e manual dos registros diários de glicemia, a aplicação disponibiliza a elaboração de gráficos e levantamentos estatísticos dos dados informados, possibilitando que o usuário realize a impressão dos relatórios fornecidos, além de proporcionar outras espécies de anotações: alimentos ingeridos, medicamentos e lembretes. 

O app pode ser operado nos modos online e offline.  

O Diabetes Pal encontra-se disponível para download no sistema Android.

5 – Glic | Diabetes e Glicemia

Recomendado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Glic é uma importante aplicação para quem deseja registrar a rotina do tratamento da diabetes, contando com diário de glicemia, de alimentação, contagem de carboidratos, cálculo de dose de insulina, nas funções bolus de correção (carboidratos) e bolus de gordura, alerta de hipoglicemia e tabela nutricional com mais de 1.500 alimentos, além de proporcionar o compartilhamento das informações registradas com seu médico, em tempo real.

O aplicativo encontra-se disponível nos sistemas Android e iOS.

Chegamos ao final do presente artigo, esperamos ter contribuído de alguma forma com a preservação de sua saúde. Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares. Para mais dicas, não deixe de nos seguir. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *