O Carro Mais Rápido do Mundo - Entendendo do Assunto

O Carro Mais Rápido do Mundo

Curiosidades
Por: Vitor Campelo
23/11/20

Ad

O carro mais rápido do mundo? Neste artigo, tentamos listar os modelos da elite do automobilismo. Vamos descobrir a história desse recorde e quem atualmente detém o cetro do ranking.

Carro mais rápido do mundo

Todo amante de carros que se preze é atraído por qualquer coisa que tenha quatro rodas e um motor, mas os hipercarros são os carros que fazem seu coração bater mais rápido.


Ad

Linhas sedutoras e performance impressionante são dois dos elementos que permitem que essas obras em movimento sejam protagonistas no ranking reservado ao carro mais rápido do mundo. Esse recorde agora é contestado pelos fabricantes dos carros mais exclusivos do planeta. Anos de estudos levaram a uma evolução impensável até algumas décadas atrás e a barra do recorde atingiu o limite de mais de 430 km/h de velocidade máxima.

Para criar a máquina mais rápida do mundo, os fabricantes investem enormes recursos econômicos e confiam a seus engenheiros anos de pesquisa e desenvolvimento. Não só o motor é o elemento predominante para atingir este objetivo, mas também um quadro leve, uma mecânica impecável e uma aerodinâmica extremamente sofisticada, permitem-nos estabelecer recordes cada vez mais sensacionais.

A história de como o recorde do carro mais rápido do mundo é medido é bastante nebulosa, e apenas carros construídos após a Segunda Guerra Mundial, com exceção do Mercedes Velo como o primeiro carro de produção feito, foram incluídos nesta lista.

Já para os carros construídos antes dos anos 90 não havia um método único para determinar a velocidade máxima, nem uma autoridade central responsável por verificar o desempenho; para todos aqueles carros produzidos a partir da década de 90 em diante, para entrar no ranking dos carros mais rápidos do mundo, era necessário medir a velocidade em um teste independente em um caminho a ser enfrentado nos dois sentidos da viagem, para obter uma velocidade média, para determinar a velocidade máxima que pode ser alcançada.

Carro mais rápido

O ranking reservado para o carro mais rápido do mundo traz carros de sonho na lista. O Mercedes Velo em 1894 foi o primeiro carro mais rápido do mundo, sendo também o primeiro carro de produção, a partir dos anos 60 foram Lamborghini, Ferrari e Porsche que se desafiaram pelo domínio deste particular Classificação.

Lamborghini Miura

Lamborghini Miura 1964 (Fonte - Google)

Lamborghini Miura 1964 (Fonte – Google)

Em 1964 foi o esplêndido Lamborghini Miura que conquistou o título de carro mais rápido do mundo.

O maravilhoso supercarro italiano, projetado por Gian Paolo Dallara e Marcello Stazzani, e moldado nas linhas de Marcello Gandini, entrou para a história não apenas por um visual sinuoso, fascinante e atemporal, mas também pela adoção, sem precedentes para a época do motor em uma posição transversal entre o habitáculo e o eixo traseiro.

O Miura se tornou o carro mais rápido do mundo em 1967 ao estabelecer a velocidade máxima de 275 km/h, mas a primazia do carro de Sant’Agata Bolognese não durou muito porque no ano seguinte foi a Ferrari 365 Daytona que disparou no ranking.

Ferrari 365 Daytona

Ferrari 365 Daytona (Fonte - Google)

Ferrari 365 Daytona (Fonte – Google)

A resposta do fabricante de Maranello ao recorde estabelecido pelo Lamborghini Miura foi confiada a outro carro que entrou no imaginário coletivo de todos os entusiastas, o 365 Daytona.

O visual ficou para trás na história pelo perfil em cunha da frente e pelo arranjo particular dos faróis em uma moldura transparente.

A Ferrari de 12 cilindros montada em uma posição dianteira longitudinal era o oposto do Miura, mas garantiu ao 365 Daytona se tornar o carro mais rápido do mundo com uma velocidade máxima de 280 km/h.

Ferrari 288 GTO

Ferrari 288 GTO (Fonte - Google)

Ferrari 288 GTO (Fonte – Google)

Foi a própria Ferrari que retocou o recorde de velocidade do carro em 1984 com outra obra de arte impressionante, a Ferrari 288 GTO.

Também neste caso, as linhas do automóvel entraram de direito na história do automobilismo e fizeram sonhar milhões de fãs.

Laterais sedutores, uma extremidade traseira afilada e faróis retráteis intrigantes são apenas alguns dos elementos estilísticos que caracterizam o 288 GTO.

Porsche 959

Porsche 959 (Fonte - Google)

Porsche 959 (Fonte – Google)

O Porsche 959 foi um verdadeiro laboratório técnico para a empresa de Stuttgart com elementos como refrigeração a água das cabeças dos cilindros, tração nas 04 rodas, pistões de alumínio forjado, bielas de titânio, dois turbo alimentadores sequenciais e um motor boxer de 6 cilindros em capaz de fornecer 450 cavalos de potência.

Bugatti Veyron

Bugatti Veyron (Fonte - Google)

Bugatti Veyron (Fonte – Google)

Demorou 12 anos até que a incrível liderança da McLaren fosse quebrada e o crédito fosse todo de um pequeno fabricante sueco, Koenisseg com o CCR, mas o novo salto em qualidade no desafio entre os carros mais rápidos chegou com a entrada no campo do Bugatti Veyron.

O hipercarro da fabricante francesa levou a pesquisa de engenharia a limites nunca antes alcançados. O que mais impressionou o Veyron foi o motor de cilindro W16 equipado com 4 turbo alimentadores e capaz de entregar uma potência monstruosa de 1001 cavalos.

Bugatti Veyron Super Sport

Bugatti Veyron Super Sport (Fonte - Google)

Bugatti Veyron Super Sport (Fonte – Google)

A empresa francesa, controlada pelo grupo Volkswagen, depois de ser destronada em 2007 pelo SSC Ultimate Aero, recuperou o cetro do carro mais rápido do mundo com o Bugatti Veyron Super Sport, exibindo artilharia pesada.

A evolução do Veyron, de fato, deu ao hipercarro fabricado em Bugatti um aumento de potência de 200 cavalos em comparação com os 1001 do Veyron “padrão”, bem como especificações aerodinâmicas e de chassi capazes de melhorar ainda mais o incrível desempenho do Veyron.

Em junho de 2010, o Veyron Super Sport foi premiado com o recorde de carro mais rápido do mundo, graças a uma incrível velocidade máxima de 431 km h.

Koenigsegg Agera RS

carro mais rápido

Koenigsegg Agera RS (Fonte – Google)

O fabricante sueco, depois de ter disparado na classificação em 2005, conseguiu derrotar rivais muito mais credenciados, graças à última evolução de seu carro capaz de tocar a incrível velocidade média de 447,19 km/h registrada em uma sequência de 11 milhas na Rota 160 entre Las Vegas e Pahrump no deserto de Nevada depois de também atingir o pico de 457 km/h.

Devel Sixteen – 558 km / h

carro mais rápido

Devel Sixteen (Fonte – Google)

O último hipercarro a atingir o recorde de carro mais rápido do mundo é este imponente! Fabricado pela Defening Extreme Vehicles Car Industry, este conceito que parece saído de um videogame tem uma potência declarada de 5.001 cavalos, graças à interação de 2 motores Chevrolet V8.

Um resultado que produziu um motor quatro turbo com arquitetura V16, com 12,3 litros de cilindrada.

O objetivo? Velocidade máxima de 558 km/h .

Postado e revisado Vitor Campelo Curiosidades em 23/11/20
Você também pode gostar
Pacotes Especiais para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 Pacotes Especiais para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022

Ad Com certeza um dos destinos mais procurados este ano para viajar fora do país será o […]

Ver mais
Copa do Mundo: Jogos do Brasil Copa do Mundo: Jogos do Brasil

Ad Todos sabemos que o Brasil tem uma longa trajetória de participações e triunfos ao longo da […]

Ver mais
Como Conseguir Implante Dentário de Graça pelo SUS Como Conseguir Implante Dentário de Graça pelo SUS

Ad Você sabia que é possível conseguir implante dentário de graça pelo SUS? Muita gente não sabe […]

Ver mais