Publicidade

Onde encontrar a menor taxa de juros para empréstimo consignado?

Desde final de Abril de 2021, os bancos já oferecem o novo empréstimo consignado do INSS.

Essa opção está possibilitando aos aposentados e pensionistas terem o crédito com maior margem e até 120 dias de carência para o pagamento da primeira parcela. Entretanto os juros seguem sendo cobrados no decorrer do período.

Publicidade

Em 2020 devido à pandemia, o governo brasileiro, sancionou um projeto com ampliação de 35% para 40% da margem consignável. Este é o percentual que pode ser comprometido, do benefício do aposentado, com o crédito consignado.

Onde encontrar a menor taxa de juros para empréstimo consignado?

Empréstimo consignado: onde encontrar?

Se a pergunta é onde encontrar a menor taxa de juros para consignado, podemos dizer que são 5 os maiores bancos que oferecem menores taxas. São eles: Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Santander

Dentre esses, o Banco Itaú mantém a taxa de Juros de 1.06%,  já o Banco Santander de 0,9% e finalmente o Banco do Brasil fica em torno de 0,85%. Desde o ano passado (2021), com o novo consignado do INSS. Sendo assim, no Banco do Brasil que encontramos as menores taxas.

Variação de taxas para consignado

De acordo com os bancos, há uma variação das taxas, de cliente para cliente. Geralmente os juros mais baixos são concedidos a clientes do próprio banco, conforme seu relacionamento com a agência. Entretanto as instituições não mostram detalhes sobre o perfil de clientes capazes de conseguir taxas menores.

Publicidade

É de conhecimento geral, que o empréstimo consignado apresenta uma taxa bem mais atrativa, devido ao fato dele tirar o pagamento diretamente do salário do aposentado e/ou pensionista em questão. Porém esse aposentado e/ou pensionista, não pode  esquecer que vai  estar sem parte do seu salário (conforme empréstimo tomado), pelo período das parcelas relativas ao empréstimo consignado.

Agora que já falamos sobre onde encontrar a menor taxa de juros para consignado, vale lembrar que educadores financeiros alertam para que os aposentados/pensionistas, antes de assinarem com o banco, devem ler com cautela, os contratos.

Caso não consigam entender o contrato, é sempre muito importante que outra pessoa (da família ou alguém capacitado), possa ler, entender e te dar um “feedback”, sobre as cláusulas do mesmo.

Outra dica, seria tentar ficar sem a tal parte do salário, por alguns meses, como um teste. Imagine que você ganhe 1.000,00, se você comprometer 40% do seu salário com o INSS, você teria então apenas 600,00 para passar o mês.

E aí? Isso seria possível para você?

Publicidade

Infelizmente a maioria das pessoas que buscam um empréstimo consignado, o buscam num momento de grande sufoco. E justamente pelo sufoco, faz-se necessário a emergência do empréstimo e dessa forma, nem há tempo suficiente para fazer o tal teste de ficar alguns meses sem a tal parte do salário.

Essa pressa, essa urgência, acaba levando o aposentado/pensionista, a contratar o consignado, no momento de sua emergência, sem poder estudar devidamente o assunto.

Agora que você já sabe onde encontrar a menor taxa de juros para consignado, procure o banco, leia bem o contrato e lembre-se que irá comprometer parte do seu salário pelo período do seu contrato. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *