Publicidade

Empréstimo ou consórcio – qual a diferença

Se eu perguntasse, neste momento, qual a diferença ente consórcio e empréstimo, você saberia?

Não é só na hora do aperto que você pode recorrer a qualquer tipo de crédito hoje em dia.

Recorrer a créditos especiais, seja sob a forma de empréstimos pessoais, consórcio ou financiamento, longe de ser visto como coisa de uma pessoa desorganizada financeiramente, pode ser uma melhor opção na hora de adquirir um bem de alto valor.

Publicidade

Mas para que você faça a escolha mais acertada, principalmente levando em conta a sua situação financeira, é preciso pesquisar, comparar e analisar com a maior clareza todos os pontos antes de decidir qual é a melhor escolha para você.

Empréstimo X Consórcio – Quais as diferenças?

Empréstimo ou Consórcio?
Empréstimo ou Consórcio: Qual é melhor pra você?

Em primeiro lugar, é preciso conhecer as características de cada opção, seja empréstimo ou consórcio.

O empréstimo é uma maneira de você ter dinheiro cedido mediante algumas condições para efetuar o pagamento do valor total liberado de forma parcelada, porém acrescido de juros e taxas. O empréstimo pode ser feito tanto por instituições bancárias quanto empresas que hoje oferecem esse tipo de serviço.

No empréstimo não é preciso informar a finalidade para qual você usará o dinheiro concedido.

Um consórcio é uma forma diferente de conseguir adquirir um determinado bem e não é considerado uma operação de crédito. Ele é visto como uma forma de planejamento para que você compre uma casa, carro ou terreno, por exemplo. Mas existem outros tipos de consórcio nos quais você pode realizar seu sonho, como uma viagem ou mesmo procedimentos cirúrgicos.

Publicidade

No consórcio, diferente do empréstimo, existe um objetivo ou bem específico no qual será usado o dinheiro. Já no empréstimo, após a liberação do dinheiro, você pode usá-lo para qualquer finalidade, desde o pagamento de contas a aquisição de algum bem.

Garantia

Em um consórcio ou financiamento, o bem em questão continua pertencendo ao banco ou instituição financeira até o pagamento da última parcela.

No empréstimo, a única garantia é o compromisso do contratante ou de avalistas, caso seja exigido.

Empréstimo x Consórcio: Juros

Com relação às taxas de juros, no empréstimo elas costumam ser maiores que em um financiamento. Já no consórcio, por não se tratar de empréstimo de valor, não há taxas de juros.

Taxas extras

Bancos ou instituições financeiras podem cobrar algumas taxas relativas à abertura de crédito, avaliação de bens e algumas outras que variam de banco para banco. Já as administradoras de consórcio cobram uma taxa que é usada para a gestão do dinheiro aplicado pelos consorciados.

Crédito

Os bancos ou empresas de concessão de empréstimo só efetuam a liberação do dinheiro se o contratante estiver com o nome limpo. 

Já no consórcio, essa verificação acontece só depois e caso a pessoa seja contemplada antes da finalização do pagamento total do plano.

Publicidade

Quitação

No consórcio, caso você deixe de efetuar o pagamento de alguma parcela durante o plano, seu nome não será negativado, mas você só receberá o bem ou a devolução do dinheiro já pago, após o encerramento do grupo.

No empréstimo, ao deixar de pagar uma parcela da dívida, há a cobrança primeiramente amigável. Caso não seja possível, o contrato é enviado ao cadastro de devedores, como SPC e Serasa.

E então, já sabe qual é a melhor opção para a sua situação neste momento? Espero que tenhamos te ajudado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *