Publicidade

Diabetes e saúde mental: o impacto da doença no bem-estar emocional e a importância do suporte psicológico

Muito tem se discutido acerca do impacto psicológico da diabetes, e não resta dúvidas de como a doença pode afetar no bem-estar emocional e como é importante ter um suporte psicológico. Esta doença crônica deve ser tratada como um todo, o qual inclui o acompanhamento médico, uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos com regularidade e também a contribuição de um psicólogo.

Nesse sentido, este tipo de especialistas irão ajudar na resolução de problemas e enfrentamentos, lidar com sintomas como depressão e ansiedade, assim como também ensinar autocontrole e autogestão de comportamento. Tudo isto é de alta relevância, já que estudos realizados apontam que cerca de 20 % dos adultos com esta doença padecem de ansiedade. Em grande parte isto se deve ao medo de hipoglicemia, que é quando os níveis de açúcar no sangue estão mais abaixo do normal. 

Publicidade

Assim como também, não podemos deixar de destacar como ainda hoje, o conhecimento por parte dos pacientes sobre a doença ainda é bem limitado, criando assim estresse, preocupação, inquietudes, entre outros. 

Tendo em vista a relevância sobre este tema, no post de hoje trataremos sobre os impactos emocionais e a importância de um suporte psicológico no gerenciamento da diabetes. Boa leitura! 

Os impactos emocionais do diagnóstico e gerenciamento do diabetes, como estresse, ansiedade e depressão

O diagnóstico de diabetes algumas vezes pode afetar de maneira direta a saúde mental do paciente. O paciente pode sentir raiva, tristeza, negação, estresse, entre outros sentimentos. Tudo isto irá impactar completamente em sua rotina, já seja no trabalho, na família, com os amigos e tudo ao seu redor. 

Por se tratar de uma doença crônica, ou seja, que não tem cura, a pessoa pode se culpar. Isto pode gerar ansiedade, e em alguns casos até chega a padecer com sintomas depressivos. Não é fácil lidar diariamente com exigências emocionais, mentais e físicas

Publicidade

O que muitos pacientes não sabem é que o estresse, por exemplo, pode ser um verdadeiro vilão para quem sofre desta doença, já que o mesmo pode provocar alterações nos níveis de açúcar no sangue. Por isso, se faz tão importante lidar com este problema, tendo um acompanhamento psicológico para que o mesmo lhe ensine as ferramentas adequadas para combater isto da melhor maneira possível, e ter um melhor gerenciamento da doença.  

A importância do suporte psicológico no tratamento e gerenciamento do diabetes, incluindo terapia e grupos de apoio

É fundamental que o paciente diabético tenha um suporte psicológico, aliado a um acompanhamento médico adequado para ter um melhor gerenciamento desta patologia. 

Se torna necessário que o diabético possa contar com um profissional da área, realizando terapias para que possa falar sobre seus sentimentos relacionados à doença e assim aliviar a pressão. É necessário entender tudo que está acontecendo e o porquê. Até mesmo o especialista pode lhe indicar grupos de apoio onde poderá trocar experiências com outras pessoas e ver que não está só neste momento. E hoje em dia com a tecnologia tão avançada, até mesmo nas redes sociais existem diversos grupos de apoio para pessoas que sofrem da mesma doença. 

Assim como também, o paciente pode e deve ter o apoio familiar e de amigos, os quais serão de muita ajuda nos dias mais difíceis. 

Estratégias para promover a saúde mental em pessoas com diabetes, como exercícios físicos, relaxamento e meditação

Para combater o impacto da doença no bem-estar emocional, há algumas estratégias que podem auxiliar na rotina. 

Publicidade

Entre elas, podemos destacar a meditação e o yoga. Estudos afirmam que este tipo de atividade ajuda a ter mais foco, flexibilidade, relaxamento, concentração, força, etc. E no caso da diabetes além de promover a saúde mental também auxilia na redução de glicose no sangue em pacientes diabéticos tipo 2. 

Como também não podemos deixar de citar a prática de exercícios físicos de maneira regular. Além de ajudar no controle da glicemia, também reduz níveis de estresse e ansiedade, e até mesmo previne enfermidades tais como hipertensão e obesidade. 

Caso queira realizar algum tipo de exercício físico, sempre se recomenda antes consultar seu médico. Será ele quem diga se está apto e lhe indicará quais atividades são as mais indicadas de acordo com seu caso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *